Contador de Visitas

contador de acesso grátis

Câmera a pilha ou a bateria?

Nenhum comentário
   Sei que já deveria ter falado há muito tempo sobre isso, já levei bastante bronca por e-mail mas vou reparar meu erro hoje! O que é melhor: Bateria ou pilha? A resposta: Não sei. Cada uma tem seus prós e contras, e é VOCÊ que vai decidir o que é melhor para suas necessidades.
 Pilha Eneloop fabricada pela Sanyo, considerada a melhor do mundo

   Situação: Casamento da sua irmã querida. 
   Variante 1 - Câmera: Sony F828 com gigantesco sensor de 2/3, lente de altíssima qualidade, uma Carl Zeiss de verdade. Uma lenda entre as câmeras Sony.
   Por algum infortúnio qualquer, esqueceu de carregar a bateria ou, ela já está no fim da vida pois essa câmera já é do ano 2003 e até então, ainda não tinha te deixado na mão. O que faz? Chora? Quebra a câmera? Pega o celular, afinal, ele tem uma câmera.
   Dois dias depois: Ah, vou até uma loja especializada e comprar uma bateria nova pra minha câmera, afinal ela é excelente, faz fotos maravilhosas, não vou desperdiçá-la pois ela é muito melhor que essas câmeras de 16MP de hoje em dia.
   O quê??? Não tem mais a bateria? Não fabricam mais? Ah, meu amigo, tá brincando né? Tua câmera é de 2003 e tu ainda quer a bateria? Envia essa câmera pro museu e compra outra mais moderna. Aqui no Brasil até as baterias recentes são difíceis de encontrar...
 Lendária Sony F828, isso sim é uma superzoom de respeito

   Variante 2 - Camerazinha feinha, tão gorda que nem cabe no bolso, Canon A495. Mas é a única que eu tenho então é com ela que vou eternizar o casamento da minha irmã querida.
   As pilhas estão totalmente descarregadas. Ou o imbecil aqui esqueceu de carregar antes de sair de casa ou a carga delas já foi pro espaço. Opa! Tem uma padaria aqui ao lado do salão, vou comprar logo 4 alcalinas! Vai que duas só não dão conta do recado? E assim fotografo feliz da vida o enlace matrimonial...
   Dois dias depois: Como as pilhas recarregáveis já deram o que tinha que dar, vou comprar mais 4 novas e aproveito o carregador que ainda tá bom. The end.
 Canon A495, só tem 10 megapixels mas é boa, muito boa

   Não quero dizer que pilhas são melhores que bateria pois há dois pontos fracos nelas: Levam uma eternidade para carregar, aqui no meu carregador são 6 horas no mínimo enquanto imagino que qualquer bateria carregue em no máximo 2 horas e meia, duvido que passe disso. A minha carrega em 2 horas. O outro ponto fraco é a reciclagem de flash que é mais lenta nas câmeras a pilha.
Bateria NP-50 que alimentava ótimas câmeras da Fuji. Alimentava...

   A historinha acima foi contada apenas para dizer que câmeras a pilha jamais devem ser desprezadas só pelo simples fato de serem a pilha. Isso é um erro gravíssimo, não deveria ser levado em consideração como desempate numa eventual dúvida entre 2 modelos, um a pilha e outro a bateria. As pilhas tem sido constantemente marginalizadas mas...ano após ano as fabricantes mudam os modelos de bateria e não repoem aos fornecedores, se você tem uma câmera antiga movida a bateria, mais cedo ou mais tarde vai ter que aposentá-la por falta de bateria e essa é a grande questão.
 Carregador Sony é o único que confio por enquanto

   Uma câmera a pilha, por mais inferior que seja, nunca vai te deixar na mão. Uma movida a bateria depois de algum tempo pode cair em desuso. Sempre usei compactas a pilha mas minha reflex é movida a bateria e, se não em engano, só a Pentax tem reflex movida a pilha. Não vou mudar esse meu hábito apesar de a tendência daqui a alguns anos é só termos câmeras movidas a pilha. Tudo em nome do comércio, acabou a bateria? Compra outra câmera, nunca vão fazer uma bateria universal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário