Contador de Visitas

contador de acesso grátis

Introdução sobre flashes

Nenhum comentário
O Foto Fácil nunca falou especificamente sobre flashes pois é um assunto muito complexo. Não é fácil usar flash externo e a iluminação é um dos grandes segredos para boas fotos, saber usar um flash externo é mais do que meio caminho andado para o sucesso dos seus cliques. Muitos acreditam que os grandes alcance e potência dos flashes externos são sua maior vantagem mas, na verdade, o segredo está em saber usar essa potência, direcioná-la e saber difundí-la de acordo com o ambiente.
 Nikon SB900, Yongnuo YN560 e Canon 580EX lado a lado

   Por possuírem a cabeça móvel para o alto e, em muitos casos, também para os lados além de possuírem um pequeno mas útil rebatedor plástico, os flashes externos se tornam uma poderosa ferramenta nas mãos de quem sabe usar mas podem se tornar um desastre pra quem não sabe. Eu mesmo confesso que ainda tenho muito a aprender em se tratando de flash e iluminação em geral.
 Filtros de efeito específicos para flash

   Acho extremamente necessário para quem pretende fotografar eventos festivos, a aquisição de um flash de sapata e isso custa caro. Um flash sem ser top de linha das marcas mais consagradas Canon ou Nikon custam entre 600 e 1.000 reais aqui no Brasil, é o preço de uma lente tele, por exemplo. É um investimento necessário mas que se não souber usar demora a dar retorno pois leva tempo pra aprender a domar essa verdadeira fera.
 Novo Canon EX320 com luz auxiliar de LED

   Já os flashes mais potentes como o Canon EX580 e o Nikon SB900 chegam a custar até 1.500 reais dependedo de onde comprar e só recomendo esse pesado investimento pra quem sabe, pra quem entende do assunto senão, é muito melhor investir em lentes ou outros acessórios. Eu, por exemplo, prefiro usar os da marca Metz que é considerada por muitos a Leica dos flashes, guardadas as devidas proporções. Normalmente custa mais barato em relação aos equivalentes das outras marcas mas aqui no Brasil é dificílimo de achar.
 Eis o Metz 50 AF-1, eu uso o 48 em minha Canon T1i

   Há ainda os flashes compactos usados geralmente nas câmeras compactas mas são muito mais potentes que os flashes embutidos e também custam caro, tem sua cabeça móvel mas muito mais limitada. Também há versões destes flashes para as câmeras dos sistemas sem espelho como os Sony NEX e Olympus PEN. Nesses casos, a maioria não é móvel, é mais pela potência ou até mesmo porque alguns destes modelos de câmera sequer possuem flash embutido.
 Flash compacto para as Olympus PEN e também para a nova XZ1

   Outra opção de flash externo que é bem barata e promete ótimos resultados são os da marca Yongnuo e seus modelos mais recentes até possuem a função TTL que seria quase que o automático do flash, uma sincronização do flash com a câmera gerando a potência e alcance necessários para uma foto bem exposta. A regulagem manual é bem complicada de se fazer, é preciso muito treino mas, como todo tudo que é manual, gera resultados bem mais satisfatórios.
 Flash macro muito útil para dentistas e iridologistas

   Ainda existem os flashes específicos para macro, transmissores via rádio, tem muita coisa a ser explorada. Como eu disse, é um assunto bem complexo. Enfim, essa postagem foi apenas uma leve introdução sobre o assunto pois ainda tenho muito a aprender nessa parte da fotografia. Se alguém quiser colaborar com um texto mais elaborado e profundo sobre este assunto irei agradecer muito.
Trasmissor sem fio para comandar flashes remotamente

Nenhum comentário :

Postar um comentário