Contador de Visitas

contador de acesso grátis

O segredo da Contra Luz como luz de contorno

Nenhum comentário
Quando estamos fotografando um assunto com a luz vindo por trás, ele estará na sombra projetada por ele mesmo. Veja um “esquema” abaixo.

Queremos que nosso assunto tenha uma exposição correta, e para isso fazemos uma exposição para a sombra. Só que o fundo estará com toda aquela luz e nossa exposição para a sombra deixará esse fundo muito claro. É o que chamamos de “estourar” o fundo. Nesse caso a luz do fundo e a luz que está batendo em volta do seu assunto irão se misturar.
Em algumas situações estourar o fundo vai ser o seu objetivo, então não tem nada de errado fazer isso! Abaixo uma foto da Ana Luiza, onde esse esquema acontece:

Está vendo como o contorno dela (no caso, do cabelo) se mistura ao fundo? Eu gosto bastante desse resultado!

Mas em algumas situações não quero que isso aconteça. Nesses casos a solução mais simples de todas é ter um fundo que também projete uma sombra! :) Simples assim! Veja um esquema abaixo:

E o resultado de uma foto tirada nesse esquema:

Esse é o tipo de foto que usa a contra luz como contorno, pois assunto e fundo estão na mesma exposição! :)

A maior desvantagem da luz natural é que não temos controle sobre ela! Como pode ver fotos assim dependem simplesmente da nossa observação e posicionamento dos três elementos (você, assunto e fundo.) Se não dá para controlar a iluminação diretamente, controlamos ela indiretamente. Eu adoro trabalhar com luz natural, mas não é porque ela é mais “bonita”. Lembre-se que luz é luz, seja qual for a fonte. Só temos que saber usar cada uma de acordo com cada situação e necessidade! :)
Ps.: é claro que se você não quiser/puder fazer uma foto nessas condições dá para utilizar outras medidas para igualar a exposição do fundo e do assunto. As mais conhecidas são o uso de flash ou do rebatedor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário