Contador de Visitas

contador de acesso grátis

Como limpar seu equipamento fotográfico?

Um comentário
Essa é uma pergunta bem freqüente no meio da fotografia, é comum que as pessoas tenham dúvida de como proceder durante a limpeza de seus equipamentos, para que a mesma seja feita com segurança e com efetividade.

Limpando o corpo.
O que é preciso: Paninho não abrasivo, de preferência que não solte fiapos (nunca usado para outros tipos de limpeza).
O Corpo da câmera pode ser limpo com um paninho úmido (entende-se por úmido um pano que ao ser espremido não libere uma gota sequer de água) ou completamente seco. Faça fricções leves com o paninho sobre o corpo da câmera, removendo possíveis marcas de gordura, esse procedimento também pode ser usado para limpeza do LCD de câmeras digitais.

Não devem ser usados produtos químicos, como álcool (de nenhum tipo), removedores, detergentes e querosene, os mesmos podem danificar a pintura do corpo e em alguns casos até gerar a corrosão do material do corpo da câmera. Nunca toque a cortina da câmera, isso pode gerar graves danos ao equipamento.

Limpando as lentes.
O que é preciso: Pincel de Blush (Nunca usado para maquiagem) e Flanela especial para óculos (que não soltam partículas, é importante que seja o material flanelado e não os sintéticos lisos e que nunca tenham sido usados em outro tipo de limpeza).
A Lente é de longe a parte mais delicada de uma câmera, para limpá-la você deve em primeiro lugar pincelar a lente com o pincel de blush, removendo assim as partículas maiores. Terminada a remoção das partículas maiores você deve friccionar delicadamente a lente com o paninho flanelado SECO, fazendo movimentos circulares e suaves, até que toda a sujeira tenha sido removida, concluída essa parte da limpeza você pode passar novamente o pincel para remover eventuais partículas que possam se soltar do paninho.

Não devem ser usados produtos químicos ou água no procedimento de limpeza das lentes, o material usado no revestimento das lentes é muito delicado e em alguns casos orgânicos, o uso de solventes orgânicos pode prejudicar o revestimento, assim como o uso de álcool (mesmo o isopropílico) pode causar micro-fissuras no revestimento da lente devido à rápida evaporação. O Uso de água também é desaconselhável, pois deixa resíduos de sais sobre a lente, ou seja, use apenas pano SECO, caso não seja possível resolver dessa forma leve até uma assistência, pois eles possuem a lista de solventes que podem ser usados em cada tipo de superfície.

Limpando o CCD:
O que é preciso: Pincel de blush (Nunca usado para maquiagem).
Existe uma mística sobre a limpeza do CCD, porém a superfície do CCD é na verdade uma lente ou um filtro e em muitos casos seu revestimento é até menos delicado do que o de boas lentes. O grande problema do CCD é que recuado ao lado dele fica a cortina, que é um elemento extremamente delicado.
Como a maior parte da sujeira no CCD é formada de partículas grandes de poeira a simples passada de um pincel de blush pode resolver completamente o problema. Você também pode friccionar o pincel em um pano antes de passa-lo no CCD de forma a eletrizar as cerdas do pincel e capturar partículas menores de poeira.


Não use ar comprimido e líquidos, evite também usar os dedos para friccionar algum tipo de pano sobre a superfície do CCD, o ar comprimido pode entrar com muita violência, empenando a cortina, enquanto líquidos podem se infiltrar ou agredir a superfície ótica do CCD causando sérios danos, já seus dedos, podem tocar com força excessiva as bordas da cortina empenando-a. Caso o pincel não resolva o problema encaminhe a câmera até uma assistência técnica para efetuar a limpeza, na assistência técnica eles possuem treinamento e equipamentos adequados para efetuar a limpeza sem gerar danos à cortina da câmera, sendo que o preço do serviço é razoável e o serviço é feito normalmente no mesmo dia. Nunca toque a cortina da câmera, isso pode gerar graves danos ao equipamento.

Um comentário :

  1. eu não entendo nada de fotografias
    mais acho que suas dicas são excelentes
    para aqueles que entendem e gostam
    de fotografia.belo blog amigo

    ResponderExcluir