Contador de Visitas

contador de acesso grátis

Confira as 10 melhores dicas de fotografia

2 comentários

Confira as 10 melhores dicas de fotografia
As vezes tirar fotos pode parecer algo muitos simples, mas não tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão. Para você que gosta de ter sempre as mãos uma máquina fotográfica ai vão 10 dicas essenciais para registrar seus melhores momentos.
1 – O enquadramento: tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal a ser fotografado pode fazer toda a diferença na imagem para deixa-la mais interessante, divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha.
2 – Flash desnecessário: uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto todo clara, e muito longe escura. Lembre-se de que o flash tem um alcance limitado, de normalmente 3 a 5 metros, as vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
3 – Flash necessário: um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. Quando você tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4 – Cuidado com o fundo: tenha muito cuidado ao selecionar o local onde vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
5 – Retratos: Aproxime-se quando o assunto é uma pessoa, pois o que se quer mostrar é a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. E a esta distância é possível reparar detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.
6 – Olhe nos olhos: tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão, tudo está valendo para ficar ao nível dela.
7 – Fotos Verticais: muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.
8 – Aproveite a Luz: Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.
9 – Cor: a maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou White balance. Esse recurso de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade de imagem. A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um solzinho, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
10 – Experimente: não há dica melhor do que essa, experimentar. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Pois errou é só apagar. E o mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

2 comentários :

  1. Retribuindo a visita!

    Excelentes dicas!

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey obrigada por seguir o http://allstaresaltoalto.blogspot.com.br/

    Estou seguindo aqui n_n

    ResponderExcluir