Contador de Visitas

contador de acesso grátis

GLOSSÁRIO DE TERMOS FOTOGRÁFICOS

Nenhum comentário
ILUMINAÇÃO EM ÂNGULO - luz incidindo sobre o motivo em ângulo distinto da posição da câmera.

ILUMINAÇÃO FRONTAL - luz incidindo sobre o motivo a partir da mesma direção da câmera.

INSTANTÂNEOS - fotografias feitas rapidamente, para registrar o momento sem maiores preocupações com técnica e resultado final de qualidade, geralmente utilizando-se câmeras point-and-shot. Pode ser utilizado como linguagem fotográfica, onde a falta de qualidade é parte da técnica fotográfica.

INTERPOLAÇÃO DE COR – Ver DEMOSAICO

ISO (INTERNATIONAL STANDARDS ORGANIZATION) - valor padronizado que substituiu os antigos padrões ASA, DIN e JIS. Série de números que indica a sensibilidade de um filme à luz. As velocidades mais comuns variam de 25 a 1600 ISO. Os filmes de 200 ISO, por exemplo, são duas vezes mais sensíveis do que os filmes de 100 ISO que, por sua vez, são duas vezes mais sensíveis do que os de 50 ISO. Esse padrão é utilizado no ajuste da exposição correta. O conceito foi adotado integralmente também para a resposta de sinal do sensor digital.

JPEG (JOINT PHOTOGRAPHIC EXPERTS GROUP) - tipo de formato de imagem digital que permite uma variedade bastante grande de compressão com perdas de qualidade (atualmente 12 níveis). Este é o formato mais utilizado nas câmeras digitais e na internet de um modo geral.

KELVIN (K) - unidade que exprime a temperatura de cor no Sistema Internacional de Unidades (SI). Os valores Kevin são empregados na fotografia para indicar a temperatura de cor e sua respectiva dominância em função das diversas fontes de luz utilizadas. A luz branca é de 5.500 Graus.

LATITUDE - faixa de captura de luzes do filme/sensor entre o branco e o preto. Uma regulagem para uma luminosidade média captura, p. ex., dois pontos de exposição a menos antes de virar preto, e dois pontos de exposição a mais antes de virar branco, assim se diz que esse sensor tem uma latitude de sete, assim compreendido: o preto, dois tons escuros de cinza não pretos, o cinza médio, dois tons claros de cinza não brancos, o branco. Alguns dizem que tal latitude é de cinco, desconsiderando o preto e o branco. Um filme tem latitude maior, sendo os pontos de exposição antes de virar preto ou branco três ou três e meio.

LCD (LIQUID CRISTAL DISPLAY) - é um dispositivo que existe em câmaras fotográficas digitais, permitindo a visualização da imagem a captar, bem como outro tipo de informação adicional. As câmaras digitais, em geral, possuem uma tela LCD que permite ao usuário visualizar, rever e apagar imagens armazenadas na câmara. Os melhores LCDs são o de matriz ativa porque fornecem a imagem melhor definida.

LENTE GRANDE-ANGULAR (GA) - tecnicamente são lentes que tem a distância focal menor que a diagonal da mídia. Popularmente são definidas como objetivas cuja distancia focal é menor que as objetivas normais - variando de 8 a 35 mm, ou seja, de Super Olho de Peixe a Angular Standard -, encontrando aplicação pratica em trabalho a curta distancia. Possuem grande angulo visual - de 220 a 62 graus. Tem pôr função principal acentuar bastante a perspectivas fazendo com que os primeiros planos fiquem relativamente maiores do que os planos posteriores. São muito úteis para a fotografia arquitetônica de interiores, onde o espaço útil para fotografar é muito reduzido. Sua luminosidade, de um modo geral é bem menor do que as objetivas normais e, sua profundidade de campo muito ampla, não permitindo, a não ser em casos muitos especiais, o foco seletivo. Sua definição, no entanto, é muito maior em comparação com as outras objetivas, pois diminuem a escala de reprodução.

LENTE MACRO - lente capaz de fotografar na escala 1:1 (tamanho natural) ou em índices menores equivalentes. O termo também é utilizado para descrever qualquer objetiva adequada para fotografar objetos a pequenas distâncias. As objetivas macro ou micro conforme a designação de seu respectivo fabricante, também podem ser utilizadas em cenas normais.

LENTE NORMAL - tecnicamente são lentes que tem a distância focal aproximadamente igual à diagonal da mídia. Popularmente são definidas como objetivas cujo ângulo de visão se aproxima do humano - entre 40 e 60 graus -, não ampliando ou diminuindo o tamanho relativo dos objetos no quadro. Tem serventia em praticamente todos os tipos de fotografias, são leves, baratas, luminosas e possibilitam o controle criativo da profundidade de campo.

LENTE OLHO-DE-PEIXE (FISHEYE) - lente grande-angular especial que pode capturar perspectivas panorâmicas extremas, mas distorce os lados da imagem.

LENTE RÁPIDA - capacidade relativa de a lente transmitir luz. Medida pela maior abertura na qual a lente pode ser usada. A lente rápida possui uma abertura máxima maior e é capaz de transmitir mais luz que a lenta. Geralmente o termo compreende as lentes de aberturas maiores que f/2.0.

LENTE TELE - também chamada de teleobjetiva. Tecnicamente são as lentes cuja distância focal é maior do que a diagonal da mídia. Comumente são ditas das lentes cujo ângulo de visão é menor do que o do olho humano. Portanto, essa lente tem a capacidade de fazer o assunto aparecer maior na imagem, dando a impressão de que o assunto está mais próximo que na realidade. Apresentam características diversas conforme sua construção, sobretudo em relação à compressão (achatamento) de planos e controle da profundidade de campo.

LONGA EXPOSIÇÃO - velocidade de disparo lento, ou seja, o obturador aberto por um longo tempo. Geralmente isto significa 1/30 segundo ou mais, podendo mesmo chegar a horas. Como segurar a câmera com velocidade de disparo lento sempre resulta em trepidação da câmera, sempre utilizar um tripé ou outro apoio para estabilizar a câmera.

LUMINOSIDADE (BRIGHTNESS) - é uma das três dimensões da cor. É a quantidade ou intensidade de luz que é refletida por uma superfície iluminada.

LUZ DE PREENCHIMENTO - luz suplementar de um flash, lâmpada ou refletor usada para clarear as sombras que incidem sobre um objeto iluminado pela luz solar direta. Fotografar sem preenchimento nesta situação tende a produzir um contraste áspero.

LUZ ESPECTRAL - luz solar pura ou aquela refletida em objetos metálicos ou brilhantes, p. ex. metal polido e água, em que há perda total dos detalhes.

MATRIZ DE BAYER - É uma disposição de pixels no sensor que tem a seguinte lógica: os pixels são verdes, azuis ou vermelhos, e são arrumados lado a lado na seguinte ordem (usando as letras G,B,R do nome das cores em inglês, pois em português verde e vermelho têm a mesma inicial)
G B G B G B G B
R G R G R G R G
G B G B G B G B
R G R G R G R G
Para conseguir os pixels coloridos, é realizado o processo de DEMOSAICO, através do qual é feito uma média de cores entre pixels vizinhos.

MONOPÉ - acessório de suporte à câmera constituído de uma única perna, utilizado principalmente para fotografias esportivas ou de ação.

NÚMERO-GUIA (NG) - escala para unidade de flash que pode ser utilizada para calcular a abertura correta para um determinado tempo de exposição e distância entre flash e o objeto.

OBTURADOR - sistema de cortina, lâminas ou outro tipo de cobertura móvel, para controlar o tempo de exposição da luz sobre o plano do filme. Ele se abre momentaneamente para expor o filme/sensor à luz que entra pela abertura, e se fecha ao fim da exposição. Os tipos mais correntes são: obturador central, obturador de plano focal ou de cortina acionados mecânica ou eletronicamente, conforme o modelo da câmera. Existem também os obturadores de folhas, mais utilizados em objetivas e câmeras de Médio Formato.

ORIENTAÇÃO - direção do comprimento da imagem (ou da página impressa); retrato, quando o comprimento está posicionado verticalmente; e paisagem, quando o comprimento está posicionado horizontalmen

Nenhum comentário :

Postar um comentário