Contador de Visitas

contador de acesso grátis

GLOSSÁRIO DE TERMOS FOTOGRÁFICOS

Nenhum comentário
ESCALA - normalmente se refere às gradações tonais ou "ESCALA DE CINZAS" ou "ESCALA DE TONS". Pode se referir também à composição, significando relação de tamanhos entre as coisas, num mesmo plano ou em planos diferentes.

ESCALA DE CINZAS (GRAYSCALE) - descreve uma foto em P&B em que há grande variabilidade de tons de cinzas, excetuando-se o preto absoluto e o branco absoluto, totalizando 256 tons. O mesmo que ESCALA DE TONS.

ESTOURAR - diz-se que há um estouro numa região da foto quando ela fica totalmente branca ou totalmente preta, e assim  os detalhes que deveriam ser vistos naquela região estão irremediavelmente perdidos.

EV (EXPOSURE VALUE) - valor de exposição, medida da quantidade de luz que incide sobre o filme ou sensor digital. A exposição é determinada pela combinação entre a velocidade de disparo e abertura da lente. Cada multiplicação/divisão da velocidade de disparo ou abertura/fechamento da lente é por um número-f é equivalente a 1 EV.

EXPOSIÇÃO AUTOMÁTICA - modo de operação no qual a câmara ajusta automaticamente a abertura e a velocidade do obturador, para exposição zerada no fotômetro.

EXPOSIÇÃO AUTOMÁTICA COM PRIORIDADE DE ABERTURA - modo de exposição automática que permite ao usuário ajustar a abertura da lente. A câmera determina automaticamente a velocidade de disparo correta. Isto permite o controle efetivo da profundidade do campo e é popular entre os fotógrafos profissionais.

EXPOSIÇÃO AUTOMÁTICA COM PRIORIDADE DE OBTURADOR – modo de exposição automática que permite ajustar manualmente a velocidade do obturador. A câmera determina automaticamente a abertura necessária para a correta exposição.

EXPOSIÇÃO CORRETA - combinação entre a velocidade de disparo e abertura da lente que distribui a quantidade correta de luz para produzir uma boa imagem no filme/sensor.

EXPOSIÇÃO PROLONGADA – ver BULB

EXPOSURE LATITUDE (LATITUDE DE EXPOSIÇÃO) - a amplitude de variação de exposição (sub ou superexposição) que possa ser compensada durante o processamento da imagem, de forma a produzir uma densidade correta.

FILTRO - vidro, acrílico ou outro material transparente colorido, usado diante da objetiva, com finalidades especiais, como acentuar o azul do céu, realçar as cores ou definir melhor os intervalos tonais da imagem fotográfica. É, também, o conjunto de fórmulas matemáticas aplicadas a uma imagem digital que muitos editores de imagens oferecem para alterações significativas da aparência de uma fotografia.

FILTRO PASSA-BAIXA (LOW-PASS) - na frente do sensor de uma câmera digital existe um filtro difusor. Sua utilidade é espalhar um pouco a luz, evitando que apenas um pixel fique sensibilizado, o que provocaria ALIAS, ou seja, linhas quebradas num fio de cabelo fotografado, p. ex.. O filtro LOW PASS diminui a nitidez para tornar a imagem mais agradável.

FLASH AUTOMÁTICO - tipo ou modo de flash eletrônico com sensor fotossensível que determina a distância do flash para exposição ideal através da medida do retorno da luz refletida pelo objeto.

FLASH MANUAL - tipo ou modo de operação do flash no qual o fotógrafo controla a exposição ajustando a abertura da objetiva em função da distância em que a cena se encontra.

FLASH TTL - neste modo ou função, o sensor eletrônico é automaticamente desligado. O fotômetro efetua a leitura da cena a ser fotografada e comanda o flash para emitir a intensidade de luz necessária para iluminar adequadamente a cena.

F-NUMBER - nomenclatura empregada quando nos referimos à abertura do diafragma, tendo tradicionalmente os seguintes formatos numérico: 1.0 / 1.4 / 2.0 / 2.8 / 4.0 / 5.6 / 8 / 11 / 16 / 22 / 32 / 45.

FOCO - ajuste do ponto máximo de nitidez ao fotografar um objeto. As câmeras com foco automático fazem isto automaticamente, mas ao se fotografar em close up, frequentemente é mais rápido e preciso alterar para o foco manual.

FOLE - parte flexível das câmaras, geralmente de médio ou grande formato, que une a objetiva ao corpo da câmara e serve para afastar ou aproximar a objetiva do plano focal. Há também o FOLE DE EXTENSÃO, acessório indispensável para micro e macrofotografia.

FOTOMETRIA - ato de medir a luz de uma determinada região do quadro, ou do quadro inteiro. A fotometria é medida em Fator de Exposição, mas aparece em grande parte dos fotômetros internos das câmeras como uma relação entre velocidade e abertura.

FOTOMETRIA POR MÉDIA - fotometria que considera a média das regiões do quadro. Normalmente é usada no modo automático, conduzindo a enganos, pois nem sempre o assunto principal tem iluminação coerente com o resto.

FOTOMETRIA SPOT - fotometria num único ponto no centro da lente. Permite medir cada pedaço da imagem, bastando varrer a imagem com o centro da lente, e assim saber se a imagem está compreendida na LATITUDE do sensor.

FOTÔMETRO - instrumento dotado de célula fotossensível empregado para medir a intensidade da luz que é refletida por um objeto. É usado para determinar a exposição correta para obter uma boa fotografia ou impressão adequada. Pode ser de luz incidente ou de luz refletida. Conhecido também como EXPOSÍMETRO.

FOVEON – matriz de sensor óptico em que há o empilhamento em 3 camadas de diferentes fotodiodos sensíveis a diferentes comprimentos de luz, resultando no processamento das 3 cores primárias que derivam na cor exata da cena.

F-STOP – ver F-NUMBER

GAMMA - a relação entre os valores dos tons na imagem original e o valor dos tons na imagem final resultante de um equipamento de saída de imagem

GRÃO - efeito salpicado causado por partículas de prata se agrupado num negativo.

HALO DE SHARPNESS - borda branca ou mais clara que surge nos contornos dos objetos ou figuras quando a imagem digital tem uma aplicação de sharp violenta. Um dos defeitos mais incômodos da fotografia digital. Normalmente é facilmente observável na transição de partes escuras para as de meio tom.

HDR (HIGH DYNAMIC RANGE) - em termos de fotografia seria uma latitude ampliada. É uma técnica que consiste em realizar diversas fotos do mesmo assunto com valores de exposição diferentes e depois combiná-las, a fim de criar uma imagem que não perca detalhes nem nas sombras nem nas altas-luzes.

HIPERFOCAL - é um tipo de regulagem da abertura e da distância focal que permite deixar praticamente todo o quadro nítido, desde o primeiro plano até o infinito. Isso depende da distância focal também, pois quanto menor a distância focal, maior a PROFUNDIDADE DE CAMPO, e mais facilmente se faz fotografias em HIPERFOCAL. Ver também DISTÂNCIA HIPERFOCAL.

HISTOGRAMA - gráfico que mostra distribuição tonal de uma imagem, nas altas, médias e baixas luzes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário