Contador de Visitas

contador de acesso grátis

Vida útil de câmeras reflex: Verdades e mitos

Nenhum comentário
   Muito se fala sobre a vida útil das câmeras em geral e existe muito mito, muito boato nessa história. Para entender tudo isso é preciso saber a que se deve essa tal vida útil. As câmeras possuem um dispositivo chamado obturador e a função dele é a de determinar o tempo de exposição de cada clique, por quanto tempo ele ficará aberto captando a luz do ambiente. E o que é o obturador? A grosso modo, é uma cortina que abre e fecha determinando o tempo de exposição. Mas ainda não é isso que tem a ver com a vida útil deste dispositivo e sim, quantas vezes este dispositivo será acionado, esta cortina será aberta.
A cada clique o obturador é aberto e a luz "entra" pela lente

   Nas câmeras reflex há um desgaste natural desta cortina pois é um dispositivo mecânico e todo dispositivo desta natureza tem um ciclo de vida útil. Um dos mitos é o de que toda câmera possui desgaste do obturador determinado por um ciclo de vida útil, nas compactas e câmeras sem espelho o obturador é eletrônico e não há esse desgaste predeterminado, o que não quer dizer que a câmera vá durar para sempre. O segundo mito é o de que sua câmera vai simplesmente parar assim que o obturador dela alcançar o número de cliques predeterminado pela fabricante para o fim da vida útil. Isso é apenas uma estimativa e seu obturador pode durar muito mais do que o estipulado mas também pode durar menos. O uso excessivo de modo contínuo (disparos em sequência), por exemplo, pode diminui a vida útil do obturador.
Esquema completo do obturador de uma câmera de filme 35mm

   O terceiro e mais recorrente mito é o de que os vídeos reduzem drasticamente a vida útil do obturador. Essa confusão se deve ao fato de os vídeos possuírem uma taxa de 24 ou 30fps (frames ou quadros por segundo), e recentemente até 60fps. Fazendo as contas de um vídeo de 2 minutos com taxa de 30fps teríamos 3600 frames disparados em apenas 2 minutos! Ora, meus amigos, se isso fosse verdade então teríamos obturadores que durariam apenas alguns minutos. A cada vídeo, o obturador é acionado apenas uma ou duas vezes independente da duração do vídeo. Ele é acionado no início e no fim do vídeo apenas mas algumas fontes consideram que ele é acionado apenas no início do vídeo, quando o espelho é levantado.

   Agora, uma tabela que encontrei com a vida útil dos obturadores de algumas reflex Canon:
   Assim que eu conseguir uma tabela semelhante da Nikon vou postar aqui também, e se algum leitor a tiver, favor compartilhar conosco. Para terminar, um link interessante que achei em um fórum de fotografia e mostra  uma base de dados de usuários informando a vida útil de suas câmeras: http://www.olegkikin.com/shutterlife/sitemap.php que mostra algumas curiosidades bizarríssimas como o obturador de uma Canon XS que já está chegando aos 800 mil cliques, uma Nikon D3 que já passa dos 8 milhões de cliques, uma Canon 1Ds que "morreu" com 176 cliques e uma Nikon D90 que morreu com 2 cliques.

Obs: Não aparece na tabela mas o número estimado de vida útil da Canon T2i é de 100 mil cliques.

   Foto do obturador: Blog da Laura Lopes
   Tabela de obturadores Canon: Blog da Iphoto

Nenhum comentário :

Postar um comentário